Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

Porções: 1

Ingredientes:
1 Tomate (dê preferência para os grandes)
1 colher de sobremesa de azeite
1 fatia de queijo Mussarela
1 colher de sopa de queijo Parmesão ralado
1 Palmito picado
1 colher de sopa de requeijão
Temperos à gosto

Modo de Fazer:
Pré aqueça o forno.
Lave bem o tomate e corte apenas a tampa para não prejudicar seu tamanho. Com um garfo, faça alguns furos dentro e fora do tomate e passe sal ao seu redor (não passe sal por dentro!). Retalhe a fatia de queijo, coloque dentro do tomate junto com o palmito já picado e deixe-o de lado. Em uma frigideira, prepare o refogado com o azeite e os temperos escolhidos (alho, cebola…) até que esteja bem frito, e despeje dentro do tomate. Finalize com o requeijão, polvilhe o queijo parmesão e orégano à gosto.
Em uma forma, leve ao forno baixo por aproximadamente 7 minutos, até que o tomate fique levemente enrugado e todo o queijo derreta. Ou, se preferir, em um prato leve ao microondas por 1 a 2 minutos, dependendo da potência do seu aparelho.

Opcionais:
Você também pode variar o recheio do seu tomate para receitas mais leves – com Cream Cheese, queijo minas, ricota – ou mesmo receitas veganas – utilizando cogumelos, alho-poró, queijo Tofú, ervilhas, azeitona, ou ate, quem sabe, uma proteína vegetal texturizada bem refogada à seu gosto. O que vale é a criatividade – e o que você tem na geladeira!
Você também pode utilizar ingredientes para enfeitar seu tomate, como salsa, cebolinha…

Ingredientes:
1 xic. de farinha de trigo
½ xic de leite
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de fermento em pó
1 clara
1 ovo

Recheio:
Alho, berinjela sem casca em cubos
Tomates em cubo
Queijo prato ralado
Azeite, salsa, orégano e sal.

Modo de Fazer:
Preparar o recheio, colocando para fritar o alho, juntar a berinjela e o sal. Refogar até desmanchar. Reservar.
Preparar uma massa no liquidificador colocando os ingredientes.
Despejar na forma untada, colocar o refogado de berinjela. Misture o tomate, o queijo, a salsinha, o orégano e o sal numa tigela.
Coloque por cima do recheio de berinjela e levar ao forno até dourar.

Ingredientes:
5 espigas de milho verde
½ cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 tomates picados
1 colher (sopa) de farinha de trigo
½ copo de leite
1 colher (sopa) de margarina
2 ovos
Sal

Modo de Fazer:
Com uma faca, retire os grãos de milho das espigas. Coloque-os em uma panela com um pouco de água e deixe cozinhar.

Em outra panela, coloque a cebola, o alho, o tomate e deixe cozinhar. Acrescente uma colher bem cheia de farinha de trigo e deixe cozinhar mais um pouco. Vá colocando aos poucos o leite (quantidade suficiente para que o molho fique pastoso), a margarina, o milho cozido e escorrido e o sal. Deixe ferver, retire do fogo e acrescente os ovos batidos. Despeje num refratário untado, enfeite com rodelas finas de tomate e azeitonas e leve ao forno para assar.

Rendimento de 8 porções

Ingredientes:
1 berinjela grande
2 dentes de alho
3 ou 4 colheres sopa de azeite de oliveira
Suco de meio limão
Água
Sal

Modo de fazer:
Coloque a berinjela inteira no forno ou microondas até ficar macia.

Deixe esfriar e tire a casca. Bata as berinjelas e os demais ingredientes no liquidificador até ficar cremoso.

Ingredientes:
2 abobrinhas italianas pequenas
2 dentes de alho
½ xícara de azeite de oliva
½ limão
Sal

Modo de fazer:
Pique o alho em pedaços pequenos e coloque no azeite de oliva por 20 minutos. Corte a abobrinha em lâminas finas e reserve. À parte, esprema meio limão, junte um pouco de sal e misture com o azeite reservado. Use toda essa mistura para temperar a entrada juntamente com a salada ou com pão integral.

Ingredientes:
1 couve-flor média cozida no vapor
3 espigas de milho verde
2 copos de água
50 gr de castanha de caju em pedaços
1 cebola pequena ralada
Orégano
½ xícara de molho de tomate
6 azeitonas pretas
Sal.

Modo de fazer:
Bata no liquidificador o milho verde com a água. Coe na peneira. Leve ao fogo a cebola com o molho de tomate e as castanhas. Refogue. Misture o milho batido, o sal e o orégano e mexa até ficar com consistência de creme. Unte uma forma e arrume a couve-flor. Espalhe azeitonas picadas e cubra com o creme. Leve ao forno para gratinar.

Ingredientes:
1 xícara de (chá) de leite de soja
¼ xícara (chá) de queijo de soja picado (tofu)
Suco de 2 limões
2 dentes de alho
10 azeitonas sem caroço
¼ de cebola pequena
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
Cheiro-verde picado bem miúdo.
Sal

Modo de Fazer:
Reservar o cheiro-verde. Bata os demais ingredientes no liquidificador, acrescentar o cheiro-verde mexer delicadamente e temperar com sal. Usar para temperar saladas.

Ingredientes:

Massa:
½ xícara de farinha de trigo integral
½ xícara de aveia em flocos finos
300ml de leite de coco ou soja

Molho Branco com Palmito:
200 g de palmito
1 cebola média
½ copo de água
1 colher (sopa) de amido de milho
Sal e manjerona ou manjericão.
Bater no liquidificador o palmito, a cebola e água. Colocar numa panela e levar ao fogo com os outros ingredientes até cozinhar.

Recheio:
1 maço de brócolis
300 g de palmito em rodelas
1 cebola picadinha
Orégano
2 colheres (sopa) cebolinha picada
Sal.

Modo de fazer:
Bater os ingredientes da massa no liquidificador Aquecer uma frigideira (com teflon) para as panquecas e despejar pequenas porções da massa para forrar o fundo da frigideira formando uma camada fina (pode usar panquequeira). Fritar dos dois lados. Depois de prontas, arrumar numa forma refratária cobrindo o fundo. Colocar o recheio, cubrir com outra camada de panqueca e finalizar com molho branco de palmito. Salpicar orégano para enfeitar.

Ingredientes:
2 litros de leite
2 colheres de sopa de iogurte natural (consistência firme)
2 coleres (sopa) de leite em pó integral.

Modo de Fazer:
Dissolver o leite em pó nos dois litros de leite e levar ao foto para ferver. Deixar esfriar até ficar morno, acrescentar o iogurte natural, misturando bem. Colocar em uma vasilha com tampa e levar este recipiente ao forno (desligado) até o leite adquirir a consistência de iogurte (cerca de seis horas). Lembre-se de que o tempo de preparo pode variar de acordo com o clima.

Ingredientes:
200 g de morango
200 g de açúcar demerara
2 colheres (sopa) de leite em pó
1 copo de água
1 porto de iogurte natural
5 g de gelatina (Agar-agar)

Modo de Fazer:
Colocar o açúcar no liquidificador a acrescentar o leite, os morangos e a água e bater. Desligar o liquidificador e colocar o líquido numa panela, adicionar a gelatina e levar ao fogo até dissolver. Colocar em uma vasilha e deixar na geladeira por meia hora. Retirar e bater este creme na batedeira com o iogurte e levar novamente para gelar por duas horas. Enfeitar com morangos antes de servir.

Pesquisa recente, concluída pela nutricionista espanhola Sônia Ramos, reafirma o poder das frutas e verduras no combate e prevenção de vários tipos de câncer. Os resultados da investigação foram publicados na revista americana Journal oOf Nutrition e revelaram que a quercetina, flavonóide presente na maior parte das frutas e verduras, consegue intensificar a apoptose (morte programada de células) em um tecido canceroso.

Normalmente, um tecido com câncer em vez de morrer, as células doentes se multiplicam sem controle. É exatamente no exercício desse controle que a quercetina faz a diferença.

Num estudo sobre os poderes dos flavonóides Sônia Ramos concluiu ainda que o consumo regular de frutas, verduras e chá verde contribui para a redução do risco de se desenvolver algum tipo de câncer.

error: Alerta: o conteúdo está protegido !!